Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Homenagem a um grande Português - Luciano Manuel da Silva

Faleceu  dia 21-10-2012, nos Estados Unidos da América o Grande Português LUCIANO MANUEL DA SILVA.
Artigo copiado com a devida autorização do blog "Letras á Solta" de Celeste Cortez.


O Senhor Doutor Luciano Manuel da Silva, Grande Português, foi médico, historiador, investigador, cientista, conferencista, fundador de diversas organizações para portugueses na América e de outras para portugueses em Portugal. 
Tem em Portugal uma associação e um museu com o seu nome. Conheci a sua obra através de meu irmão Nelson Campos, que era confrade da Academia de Bacalhau de New England, de que o Sr. Dr. Luciano Manuel da Silva foi Presidente e ainda atualmente membro da direção. Fui lendo a sua vasta obra publicada na internet, ouvindo os seus vídeos e entrevistas que estão no youtube. 
Tive a honra de o propôr para a Ala - Academia de Letras e Artes de Portugal, sita no Monte Estoril. Por esse motivo trocámos emails e eu atrevi-me a oferecer-lhe a minha modesta e pequenina obra literária, em jeito de quem diz: obrigada pelo que escreveu e publicou, pelas entrevistas na rádio, pelas conferências, em suma por tanta sabedoria. Formou-se em Medicina, com distinção pela Universidade de Coimbra em 1957. Dedicou a sua vida à medicina, pesquisa, investigação. Pelos seus escritos aprendi que o bacalhau não tem colesterol e que o caldo verde ajuda na prevenção do cancro, informações que tenho passado. 
Como investigador e historiador tem vasta obra publicada sobre a importância dos portugueses na história da humanidade. Foi o descobridor das primeiras provas documentais encontradas sobre a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, na Biblioteca do Vaticano.
Foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1968
 e com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito em 2011
Manoel de Oliveira fez um filme sobre o historiador, pesquisador, investigador Luciano Manuel da Silva em 2008.

Vou conservar como relíquia, os emails que trocamos quando lhe pedi autorização para que me desse a honra de o propor para académico da Ala - Academia de Letras e Artes de Portugal, no Monte Estoril.  Este foi o ultimo email com a sua foto e de sua notável esposa, também ela pesquisadora-investigadora. 

Publíco com uma lágrima por quem parte mas a certeza de que a sua obra, o legado que deixa, muito contribuiu e contribuirá para enaltecer os portugueses e a nossa PÁTRIA.

"Cara Amiga: Mando-lhe esta foto com a minha mulher ,... etc. Manuel Luciano da Silva, M.D,. 
Please see my website: www.DightonRock.com
Dr Luciano Manuel da Silva, há alguns anos, com sua
esposa Senhora Dona Sílvia Jorge da Silva




Sua dedicada esposa, tal como aconteceu entre Maria Cury e Pasteur, esteve sempre a seu lado nas investigações, aqui refiro Cristovão Colon, a pedra de Dighton, etc. Aqui cabe o ditado: Ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher.
Para sua notável esposa, Senhora Dona Sílvia Jorge da Silva, sentidos pêsames.


Vários sites onde podem ler artigos sobre Manuel Luciano da Silva e as suas pesquisas:

http://celestecortez.blogspot.com.au/2012/10/homenagem-um-grande-portugues.html
http://www.publico.pt/Local/morreu-o-medico-que-era-mais-famoso-que-o-doctor-house-em-vale-de-cambra-1568610

Sem comentários:

Enviar um comentário