Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Porque o nome Academia?

A palavra Academia é derivada do grego. Foi o celebre filósofo Platão que tinha uma Escola de Filosofia em Atenas, há 2400 anos, e as aulas eram dadas num jardim chamado 'Academus'. 
Não havia sala, nem bancos. Os alunos caminhavam à volta do jardim e ouviam e faziam perguntas ao Mestre. Os alunos chamavam-se peripatéticos,  que quer dizer que caminhavam à volta do jardim 'Academus'. 
É deste nome  'Academus' que derivam todas as Academias: Academia Musical, Academia Científica, etc. e agora a Academia do Bacalhau. 
O nome de Academia do Bacalhau nasceu numa das reuniões mensais,  em Johannesburg, na África do Sul, em 1968.
Na altura da ceia encontrava-se um antigo estudante da Universidade do Porto que tinha pertencido à Tuna Académica e na brincadeira  sugeriu o nome de Academia do Bacalhau. Toda a gente achou graça  e o baptismo ficou. 
Ainda hoje as pessoas acham graça chamar-se à nossa organização Academia do  Bacalhau, mas quando ficam informados das qualidades maravilhosas do bacalhau  como alimento e dos objectivos da nossa Associação,  verificam que não se trata de nenhuma brincadeira ... mas sim duma organização  muito  séria com fins culturais, sociais e históricos.  
Academia Mãe, Johannesburg, África do Sul
Presidente Nelson Reis,
P. O. Box 53029
Troyeville, 2139, South Africa





Publicado originalmente no site da Academia de Bacalhau de Nova Inglaterra, com permissao do Dr Manuel Luciano da Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário